sábado, 28 de julho de 2012

mapeamento

Muito bem. Antes existia somente esse espaço informal aqui para que eu pudesse me relacionar com meus desabafos e comentários sobre o andamento do projeto. Era bem fácil de entender como as pessoas teriam acesso à informações sobre o projeto. Só por aqui.
Agora, no entanto, além deste blog de caráter mais pessoal, o mundo virtual 'oficial' se abriu nos últimos dias. Dei três passos largos que já estavam sendo ensaiados há tempos: finalmente decidi a respeito da hospedagem do site e então, teremos um espaço simples e bacana, com uma cara personalizada, sob o domínio www.academiapiolin.com.br que está dando um trabalhão danado para fazer. Fazer tudinho. Uma belezinha. Mas não está pronto ainda. Me empolguei, criei uma fanpage no facebook - visite! facebook.com/AcademiaPiolin (aliás, pode ir lá curtir!)
E, como eu já havia decidido, principalmente porque desenvolver todo um site superdinânico dá bastante trabalho, fiz também um blog 'oficial' em outra plataforma academiapiolin.wordpress.com e já comecei a colocar algumas informações por lá.

Bem, mas preciso ser sincera, a gente planeja, planeja, mas só quando coloca a mão na massa é que vê como a coisa anda! Estou empolgadíssima e cheia de ideias e... cheia de papéis, documentos já digitalizados, outros para digitalizar, textos anotados, textos no computador, informações mais ou menos organizadas e mais ou menos muito misturadas. E, o mais maluco é que toda hora eu fico tentando me colocar no lugar dos leitores e imaginar se a organização da minha cabeça faz sentido. E começo a repensar as maneiras de organizar. Mas, chega! Aí pensei nisso, de me explicar um pouco por aqui e deixar explícito e explicado o meu mapa mental.

- fanpage :: destinada a divulgar na tão movimentada rede social a existência do blog oficial e do site que está sendo criado. tem o objetivo de ser um canal de comunicação e facilitar o contato. está ligada diretamente ao blog do wordpress então, será alimentada com as postagens de lá.

- blog 'oficial' :: colocarei lá todo material digital: transcrições das entrevistas, fotos, documentos escaneados, documentos transcritos, etc, etc, etc e mais o conteúdo que achar apropriado. todo conteúdo organizado por 'tags' e 'categorias' e com essas ferramentas básicas e bacanas de blog. bem, 'papelada' avulsa para consultas em geral... tudo lá!

- site :: é para ser bem simples e conter o conteúdo programado para ser produzido pelo projeto. Basicamente um texto sobre o próprio projeto, aqui mais detalhado, explicando a minha escolha pela história oral e como isso se deu, e um texto sobre a história da escola, mais detalhado também, provavelmente com imagens e tudo e com tópicos e algumas páginas. Só. E um acervo digital com pdfs das entrevistas transcriadas, que seria idealmente acessado pelo link do acervo friamente e também ativamente como 'capítulos' da história, do jeito que deve ser num projeto de história oral mesmo! O acervo também vai ter os áudios das entrevistas, talvez editados. E a lista completa dos materiais que serão entregues ao Centro de Memória do Circo, bem organizadinhos, mas de um jeito simples, talvez até em excel mesmo.

Esse blog continua em funcionamento para desabafos, metáforas, prestações de contas, resenhas, e tudo o mais que faz sentido indiretamente, mais para mim do que diretamente relacionado à pesquisa. Mesmo assim tem lá no blog 'oficial' um link de feed de RSS para os meus posts daqui. E já está funcionando. Não é legal?

E ai? Deu pra entender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário