segunda-feira, 5 de março de 2012

justificativas

“A partir das décadas de 1960/70, a produção do espetáculo circense e do próprio circense em si, passam por transformações. A proposta de espetáculo foi se alterando.” como relata Ermínia Silva. Por isso, procurar descobrir essas alterações se relaciona com o reconhecimento da identidade do circense atual, como foi se alterando, numa cíclica reconstrução com seus desdobramentos. Uma análise bem colocada sobre a trajetória de nossa primeira escola de circo pode nos contar muito sobre o que as técnicas circenses promovem e têm de 'especial' e específico, e estão tendo e promovendo hoje, amanhã, enfim. É exatamente esse questionamento que levo ao curto passado: Como surgiu e a que veio a Academia Piolin?

Atualmente, as escolas de circo ganham cada vez mais espaço e mais respeito. Analisar a primeira escola fundada oficialmente no país é pensar sobre a história da formação dessas escolas, tão diversas em seus objetivos e ações, e permitir que as futuras realizações se apoiem no conhecimento que o passado, e a nossa atual reflexão sobre o passado, pode nos proporcionar. Para que, posteriormente, este material possa ser conhecido e analisado com profundidade ele precisa estar disponível. E, a partir da formação deste acervo específico sobre a Academia Piolin de Artes Circenses, outras e mais pesquisas poderão ser feitas. Um trabalho mais profundo certamente extrapolaria o tempo de realização deste projeto, por isso o foco principal aqui será o de realizar as entrevistas e buscar mais material para que, a partir daí, fomentem-se os estudos sobre as artes circenses.A pesquisa também irá vislumbrar questões sobre educação e inclusão social, afinal trata-se um centro educacional artístico. E ainda, uma análise sobre as diversas linguagens artísticas como a dança, a música, o teatro entre outras variedades, e como elas estão inseridas no contexto das aulas da Academia Piolin, por estarem presentes no circo.

O trabalho de resgate e registro é de vital importância para que se possam realizar estudos históricos sobre temas que tem poucas fontes. E, tendo em vista a escassez de material disponível sobre a arte circense, especialmente sobre a Academia Piolin, documentar devidamente as memórias pessoais através da oralidade é uma das únicas maneiras de promover o acesso à uma história que não se apresenta registrada em outros meios. O material que será levantado é norteado por questões relativas à Academia Piolin de Artes Circenses e sua história. Todavia, também gerará material para temas correlatos nas áreas de pedagogia e antropologia, por exemplo, além do caráter historiográfico aqui proposto. Permitirá ampliar a reflexão sobre a regulamentação profissional do circense, tanto de artistas quanto de mestres. Ainda, sobre a grande difusão de técnicas e informações que se coloca na atualidade, as mudanças no mercado para os circenses, e tantos distintos temas. E é por isso que está sendo realizado este projeto.



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